sexta-feira, 9 de maio de 2008

ARTES DO CORPO

Este livro analisa a presença e a contribuição dos afrodescendentes no campo das artes e das manifestações lúdicas e populares. Por meio da história de vida de figuras exemplares, busca-se enaltecer a experiência de largas parcelas de nossa população que, mesmo diante das condições sociais mais adversas, lograram produzir um rico legado cultural nas áreas da dança, música, literatura, artes plásticas, esportes, festas e cortejos populares. 
 

 Ao atentarmos para a historiografia brasileira, percebe-se que a despeito dos afro-brasileiros terem contribuído de maneira significativa para a constituição daquilo que conceberíamos como "cultura" ou "identidade nacional", há pouquíssima produção que trate de evidenciar os negros como produtores culturais do ponto de vista individual. O esforço em revelar algumas dessas personalidades teve seus primeiros passos com os próprios negros por meio de seus veículos de informação: os jornais e as revistas do que se convencionou chamar de imprensa negra (Bastide, 1983).
 

É dentro dessa lacuna que o lançamento da coletânea Artes do corpo (2004) se enquadra. Trata-se do segundo volume da coleção intitulada "Memória afro-brasileira", a qual vem sendo organizada pelo antropólogo e professor da Universidade de São Paulo Vagner Gonçalves da Silva e editada pelo Selo Negro Edições. Enquanto o primeiro número, Caminhos da alma (2002), voltava-se para o universo da religião e de como esta no decorrer do tempo vem organizando laços identitários e de solidariedade entre a população negra; o volume aqui apresentado foca o universo do corpo negro e do uso deste na produção cultural de artistas afro-brasileiros.
 

 Nesse sentido, é interessante voltar-se para a corporalidade negra, um dos motes que dão coesão aos nove artigos presentes na coletânea, pois, de acordo com o organizador no prefácio do livro, o corpo negro só tem sentido se pensado na confluência entre planos que geralmente são vistos e analisados separadamente. Entender o mundo afro-brasileiro é não fazer distinção entre sagrado e profano, arte e cotidiano, mito e rito, ou corpo e alma, algo que tem impacto direto na produção artística de pessoas inseridas neste universo. Porém, esse é apenas um dos elementos que dão unidade ao livro, há vários outros como o uso da biografia como ferramenta de análise. Esta apresenta resultados bastante satisfatórios, tornando a leitura agradável tanto para o público acadêmico especializado como para o leitor leigo.*


*Textro extraído do Site da Revista de Anropologia da Usp e escrito por Márcio Macedo, mestrando em Sociologia.


Silva, Vagner Gonçalves da (org.), Artes do corpo , São Paulo, Selo Negro Edições, 2004, 252 pp.

Nenhum comentário: