sexta-feira, 9 de maio de 2008

A NOVA ABOLIÇÃO - Petrônio Domingues

Uma obra que aborda a resistência dos afrodescendentes em organizações específicas depois da abolição da escravatura e resgata sua luta pela conquista da cidadania – da formação da imprensa negra às atuais ações afirmativas.

O livro A nova Abolição, do professor Petrônio Domingues, lançamento da Selo Negro Edições, coloca o negro em seu devido lugar: o de cidadão ativo, com papel importante na história do Brasil. Com apurado rigor científico, o autor trata nessa obra de temas essenciais à formação do país. Sua perspectiva, porém, é pouco usual: todos os fatos são analisados à luz da participação da população negra, de suas contribuições e especificidades.

Por meio dessa abordagem diferenciada, Domingues traz novos ares à história do Brasil, favorecendo principalmente os estudos que buscam contextualizar o negro no panorama histórico brasileiro. Sua análise acurada atinge períodos e situações distintos: desde a formação da imprensa negra e sua repercussão no jornalismo brasileiro, no período pós-Abolição, até a atual questão das ações afirmativas (incluindo aí as cotas universitárias), passando pelo importante protagonismo negro na Revolução de 1932.

A participação do negro em diversos momentos históricos do Brasil tem no livro uma apresentação objetiva, que resgata muitas de suas particularidades esquecidas. Por meio de documentos de época, como os primeiros jornais da chamada imprensa negra, Domingues faz uma retrospectiva profunda, que concede ao negro a posição de protagonista que lhe é devida na historiografia brasileira.

Para reconstruir os passos da população negra brasileira, o autor analisa algumas de suas entidades de representação. A trajetória da Frente Negra Brasileira (FNB) e sua batalha anti-racista são exploradas em detalhe, assim como a subseqüente formação da Legião Negra (cujos soldados eram popularmente conhecidos como os Pérolas Negras), que se uniu ao exército constitucionalista e teve importante papel na Revolução de 1932.

Também o Teatro Experimental do Negro (TEN) e seu caráter vanguardista são contemplados na análise do autor, que destaca a importância da manifestação artística na sensibilização da opinião pública para a questão racial.

Além de realizar uma investigação detalhada do passado, Domingues traz à tona uma discussão do presente: as ações afirmativas. Dono de um posicionamento transparente, ele defende a política de cotas universitárias e embasa a discussão com argumentos dotados de conteúdo histórico e científico.

O autor
Petrônio Domingues nasceu em Recife (PE) e tem graduação, mestrado e doutorado em História pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, é professor do departamento de História da Universidade Federal de Sergipe (UFS). É autor de diversos artigos em revistas acadêmicas e do livro Uma história não contada: negro, racismo e branqueamento em São Paulo no pós-abolição (Editora Senac, 2004).

Nenhum comentário: