segunda-feira, 27 de abril de 2009

Jogos educativos ajudam a entender abolição

 

Em homenagem aos 121 da abolição da escravatura, o portal África na Escola (www.africanaescola.com.br) disponibiliza a partir de maio uma série de jogos que ajudam a compreender a história e a cultura dos negros no Brasil. Os jogos foram criados pela Mais Educativos, uma empresa que desenvolve jogos didáticos para divulgar cidades, o trabalho de parlamentares, escolas. "O recado é passado de uma forma criativa. Prende a atenção dos jogadores e os ajuda a entender, de uma forma muito prática, muitos aspectos da história e da cultura dos povos afro-descendentes que ajudaram a compor o Brasil", afirma o coordenador do portal, Marcos Rogério da Silva.

Na versão do Inspetor Lupah criada para o portal, os jogadores investigam os caminhos da abolição a partir do diário da Princesa Isabel. No 7#, uma releitura do clássico Jogo dos Sete Erros, é preciso encontrar as diferenças em imagens que retratam a história da luta contra a discriminação racial. No Afro Podium, o objetivo é alcançar o lugar mais alto do pódio, em uma disputa onde é fundamental o conhecimento básico da história e da cultura dos povos negros, desde a chegada ao Brasil até a assinatura da Lei Áurea. A cada acerto, ou passagem de fase, os jogos trazem informações sobre a cultura afro-brasileira.

"Para as escolas, é uma excelente ferramenta. Além de ajudar a cumprir o que determina a legislação, é uma forma de ampliar a relação professor-aluno, na medida em que incentiva a participação e o ensino passa a ser mais prazeroso", diz o coordenador do portal África na Escola. A Lei 11.645/08 institui a inclusão do ensino sobre a história e a cultura afro-brasileira e indígena no currículo escolar.

Sobre o África na Escola

Portal destinado a promover projetos afro-pedagógicos junto a instituições de ensino, fundações, ONGs e professores e contribuir com o cumprimento dos requisitos da Lei 11.645/08, que institui a inclusão da temática História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena no currículo oficial da rede de ensino em todo o Brasil.

A equipe do portal África na Escola disponibiliza aos alunos e professores uma gama de atividades culturais e lúdicas que promovem o resgate da identidade africana e a valorização da auto-estima do negro brasileiro.

Mais informações:

Marcos Rogério da Silva: (11) 4112-7662 / 8436-3643

contato@africanaescola.com.br

Animacoes GRATUITAS para seu e-mail – do IncrediMail! Clique aqui!

Um comentário:

Usuale disse...

Oi pessoal dia 13 de maio é o dia da Abolição da Escravatura no Brasil e achei um site legal que tráz tudo sobre a Abolição da Escravatura
Aí vai: http://www.estudosweb.com.br/abolicao_escravatura.html